12. Pós-comunhão:
Se for o caso, se canta dando graças, louvando e agradecendo o encontro com o Senhor e com os Irmãos. No entanto, que se tenha tempo de silêncio profundo e de adoração e intimidade com o Senhor. Não é necessário cantá-lo, preferindo o silêncio. Não é também um momento de adoração, mas de profundo contato com o Senhor.
PÓS-COMUNHÃO

630
1. A sombra vai se abrindo, quando a noite cai. E vão surgindo, tantas luzes de um dia que jamais há de se acabar, de um dia que há de começar sempre. Porque sabemos, que uma nova vida aqui nascida, ninguém mais cancelará.
Se tu vais agora, anoitecerá. Se tu vais embora, senhor, o que será?  Se tu vais agora, anoitecerá, mas se permaneces, a noite não virá.
2. Como o mar se espraia infinitamente. O vento soprará e abrirá os caminhos escondidos, tantos corações, hão de ver uma nova luz clara. Como uma chama, que onde passa queima, o teu amor, todo o mundo invadirá.
3. A humanidade luta, sofre, espera. É terra seca e no céu não há nuvens, mas a vida não lhe faltará, a esperança há de brilhar sempre. Contigo unidos, qual fonte de água viva. O teu amor o deserto acalmará.

631
Adoremos Jesus em nossa alma, * demos graças a nosso Senhor.
Obrigado, Senhor.
Céus e terra, prostrados conosco, * bendizei e louvai ao Senhor.
Sou Caminho, Verdade e sou Vida: * vinde a mim, na tristeza e na dor.
Sois videira, nós somos os ramos: * não deixeis que sequemos, Senhor.
Sois maná que alimenta os famintos, * no deserto da vida, Senhor.
Pão da vida, alimento divino, * ficai sempre conosco, Senhor.
Na viagem difícil da vida, * sede a força dos fracos, Senhor.
Dai-nos sempre a alegria da graça, * vosso amor que nos basta, Senhor.

632
Aleluia! Louvai o nome do Senhor. * Louvai ao Senhor, louvai!
/:Louvai ao Senhor, * porque eterno é seu amor.:/
Aleluia! Cantai louvores ao Senhor. * Louvai ao Senhor, louvai!
Aleluia! Entoai na casa do Senhor. * Louvai ao Senhor, louvai! 
Aleluia! Cantai a Deus porque ele é bom. * Louvai ao Senhor, louvai! 
Aleluia! O Senhor me ungiu, me enviou. * Louvai ao Senhor, louvai!

633
1. Alô, meu Deus, fazia tanto tempo que eu não mais te procurava. Alô, meu Deus, senti saudades tuas e acabei voltando aqui. Andei por mil caminhos e, como as andorinhas, eu vim fazer meu ninho em tua casa e repousar. Embora eu me afastasse e andasse desligado, meu coração cansado, resolvi voltar.
Eu não me acostumei nas terras onde andei. (2x)
3. Alô, Meu Deus, fazia tanto tempo que eu não mais te procurava. Alô, meu Deus, senti saudades tuas e acabei voltando aqui. Gastei a minha herança comprando só matéria. Restou-me a esperança de outra vez te encontrar. Voltei arrependido, de coração ferido, e volto convencido que este é meu lugar.

634
1. Boa noite meu Pai, venho te agradecer, mais um dia vivi, vivi por teu amor. Boa noite meu Pai, fala o meu coração, se eu falhei neste dia, peço  o teu perdão. 
Meu senhor, meu Pai, meu amigo vim agradecer, esse dia que tive com amor pra viver como irmão. Se eu não fui tão perfeito, Senhor modifica o meu coração, para estar sempre ao teu serviço e do meu irmão...  Boa noite meu Pai.
2. Boa noite meu Pai, um teu filho te diz, me unindo a ti, serei mais feliz. Boa noite meu Pai, vim aqui te pedir, não deixes que eu me esqueças um momento de ti.
Meu Senhor, meu Pai, meu amigo, já vou descansar. E em ti deposito a esperança de um dia melhor. Que amanhã possa te servir mais, com amor e compreensão, e fazer por ti tudo aquilo  que ainda não fiz. Boa noite meu pai.

635
Como é bonito, Senhor, cada manhã te agradecer; * mais uma vez teu amor vem me chamar para viver.
/:Contigo, Deus de amor, * eu quero caminhar. * E assim, por onde eu for, * irás me acompanhar!:/
Como é bonito, Senhor, cada manhã ter o meu pão * e desejá-lo também a cada um dos meus irmãos.
Como é bonito, Senhor, cada manhã recomeçar, * tendo a certeza e a fé que tua mão vai me ajudar.

636
Como é doce a comunhão dos remidos do Senhor. Como é doce a comunhão dos remidos no amor. Comunhão contigo, sim, na Igreja, ó Senhor. Expressão da tua glória e teu amor.

637 (Natal)
Cristãos, vinde todos, * com alegres cantos. * Oh! Vinde! Oh! Vinde * até Belém. * Vede nascido * vosso Rei eterno.
Oh! Vinde adoremos! * Oh! Vinde adoremos! * Oh! Vinde adoremos o Salvador!
Humildes pastores * deixam seu rebanho * e alegres acorrem * ao Rei dos céus. * Nós igualmente, * cheios de alegria.
O Deus invisível, * de eterna grandeza, * sob véus de humildade * podemos ver. * Deus pequenino, * Deus envolto em faixas!
Nasceu em pobreza, * repousando em palhas, * o nosso afeto * lhe vamos dar. * Tanto amou-nos! * Quem não há de amá-lo? 
A estrela do Oriente * conduziu os magos * e a este mistério * envolve em luz. * Tal claridade, * também, seguiremos.

638
Deixa que o mundo siga a sua aventura. Deixa que o homem retorne à sua casa. Deixa que os outros se entreguem às suas riquezas. Mas tu, vem e segue-me,  tu,  vem e segue-me.
Deixa que o barco abra suas velas ao vento. Deixa que, encontre afeto quem segue o coração. Deixa que da árvore caiam os frutos maduros. Mas tu, vem e segue-me,     tu, vem e segue-me.
E serás luz para os homens e serás como o sal da terra, no mundo deserto abrirás uma nova estrada (2x).  E por esta estrada, vai, vai e nunca olhes para trás, e nunca olhes para trás...

639
Doce é sentir em meu coração, humildemente vai nascendo o amor. Doce é saber, não estou sozinho, sou uma parte de uma imensa vida.
Que generosa, reluz em torno a mim, imenso dom, do teu amor sem fim.
O céu nos destes e as estrelas claras, nosso irmão sol, nossa irmà a lua, nossa mãe terra, com frutos, campos flores, o fogo e o vento, o aa e a água pura. Fonte de vida de tua criatura. Imenso dom do teu amor sem fim.

640
Em coro a Deus louvemos, * eterno é seu amor! * Pois Deus é admirável, * eterno é seu amor!
Por nós fez maravilhas, * louvemos o Senhor!
Criou o céu e a terra, * eterno é seu amor! * Criou o sol e a lua, * eterno é seu amor!
Fez águas, nuvens, chuvas, * eterno é seu amor! * Fez pedras, terras, montes, * eterno é seu amor!
Distribuiu a vida, * eterno é seu amor! * Na planta, peixe e ave, * eterno é seu amor!
E fez à sua imagem, * eterno é seu amor! * O homem livre e forte, * eterno é seu amor!
Na história que fazemos, * eterno é seu amor! * Deus vai à nossa frente, * eterno é seu amor! 

641
Eu te exaltarei, meu Deus e Rei, * por todas as gerações. * És o meu Senhor, Pai que me quer no amor.
Entoai ação de graças * e cantai um canto novo! * Aclamai a Deus Javé, * aclamai com amor e fé!
Eu vou reunir Jerusalém * pra te louvar, ó Senhor! * Te glorificar ao dar-me a tua paz!
Ao me revelar a tua lei, * as tuas mãos eu senti. * Sim, te louvarei enquanto eu existir.

642
Foi desejando o infinito, que eu aprendi a amar. E imaginando as alturas, que eu decidi te querer. Fio descobrindo as pessoas, que eu pretendi te encontrar, e foi amando a vida. Que eu descobre onde estás. 
Foi a saudade do lá onde vim, que me inspirou te buscar. E é meu desejo de está todos em ti. Que me fez tudo perder. E não existe mais nada, nada que seja maior. Nada mais largo e profundo. Que contemplar teu amor.
Tu estás onde os olhos não vêem onde as mãos não conseguem tocar, nem prender, onde os pés não conseguem trilhar. Nem a mente explicar o mistério, que és, só o amos sabe onde tu estás, onde habitas só vai te encontrar quem se entrega sem Ter pretensões e te busca com o coração.  

643
Jesus, eu irei te louvar pela vida. * Jesus, eu irei te anunciar para sempre aos irmãos, * pois só tu és a paz e o amor dos cristãos. * Jesus, eu irei te louvar pela vida.
Jesus, eu irei te cantar pela vida. * Jesus, eu quisera meu amor fosse o eco de meu Deus, * e que cante na terra e que cante no céu. * Jesus, eu irei te cantar pela vida.
Jesus, eu irei te servir pela vida. * Jesus, dando a ti meu viver, meu sofrer, meu amar, * pois teu corpo e teu sangue por mim quiseste dar. * Jesus, eu irei te servir pela vida.
Jesus, eu irei te levar pela vida. * Jesus, a viver teu mistério divino de amor, * pois teu corpo e teu sangue por mim entregaste. * Jesus, eu irei te levar pela vida.

644 (Advento)
Novo tempo de esperança, * novo tempo de amor. * Nova espera de ternura, * pelo Cristo, meu Senhor.
Nasce em mim meu Deus, * nasce em mim meu Salvador. * Eu sempre te direi sim, * como tua Mãe até o fim.
Vive em mim meu Deus, * vive em mim meu Salvador. * No meu "sim" cotidiano, * quero viver sempre o teu amor.

645 (Natal)
Ó vinde crianças, ó vinde cantar * ao lindo presépio de encantos sem par. * E vede que mimo Deus hoje nos traz, * em noite tão linda de luz e de paz.
Ó vede, nas palhas, celeste a luzir * a meiga criança, contente, a sorrir. * Ó vede o pequeno menino Jesus * mais santo, mais lindo que os anjos da luz.
Ó vede os pastores ali a rezar * e seus cordeirinhos, gentis a pastar. * Maria cobrindo o menino com véu * e os anjos cantando ao “Sorriso do Céu”.
Ó meigo, querido menino Jesus, * meu céu, minha vida, meu bem, minha luz. * Com alma vos amo, com toda afeição, * e dou-vos, feliz, todo o meu coração.

646
Obrigado, Senhor, * porque és meu amigo, * porque sempre comigo * tu estás a falar. * No perfume das flores, * na harmonia das cores * e no mar que murmura * o teu nome, a rezar.
Escondido tu estás * no verde das florestas, * nas aves em festa, * no sol a brilhar. * Na sombra que abriga, * na brisa amiga, * na fonte que corre * ligeira, a cantar. 
Te agradeço ainda, * porque na alegria * ou na dor de cada dia, * posso te encontrar. * Quando a dor me consome, * murmuro o teu nome * e, mesmo sofrendo, * eu posso cantar.

647
Pai, que criastes o céu, criastes a terra, criastes o mar. * Ó Pai, que criastes o homem enchendo-o de dons pra um melhor caminhar. * Sentistes o povo sofrido, às vezes perdido, sempre a esperar. * E destes a alguém vocação e a sabedoria, pra os libertar.
Eu vou colocar o que aprendi a serviço do povo. * Eu quero ser um novo Cristo, ser um homem novo. 
Pai, o ruído do vento a soprar, * como as aves me sinto a voar * em um mundo de paz e de amor. 
Pai, pelo mundo eu irei proclamar, * nas montanhas, nas ruas, no lar. * Quero dar testemunho, Senhor.
Pai, hoje a sabedoria nem sempre é usada pra libertação. * A sede em ter mais, sem ser mais, coloca os pequenos na escravidão. * Às vezes, dinheiro e prazer são mais importantes que a vocação. * O dom de servir se esconde não se importando com a morte do irmão.
Pai, a justiça, a verdade, o amor, caridade, nem sempre são vistos. * Há tantos homens vivendo a sua vocação só em seu benefício. * Jesus se encarnou entre nós, não pra ser servido, mas para servir; * deu-nos o exemplo do amor e é tão diferente o que vemos aqui.

648
Quando entre nós estás tudo em torno se transforma, mesmo se o inverno vem, resplandece sempre o sol. Tudo parece ouro, a névoa se dilui e como no Tabor, tudo se transfigura. 
Quando entre nós estás tudo é sabedoria. Nos transfigura em ti, novos todos nos sentimos, como os discípulos plenos de paraíso. Celeste música e ficar nós queremos. Sempre contigo e em ti, entre nós

649
Que bom, senhor, ir ao teu encontro, poder chegar e adentrar à tua casa sentar-me contigo e partilhar da mesma mesa.
Te olhar, te tocar e te dizer: meu deus, como és lindo!
Ó meu senhor, sei que não sou nada: sem merecer, fizeste em mim tua morada mas ao receber-te, perfeita comunhão se cria. 
Sou em ti, és em mim minh'alma diz: meu deus, como és lindo!

650
Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz! * Senhor, fazei de mim um instrumento de vosso amor!
1. Onde há ódio que eu leve o amor. * Onde há ofensa que eu leve o perdão. * Onde há discórdia que eu leve a união. * Onde há dúvidas que eu leve a fé.
2. Onde há erro que eu leve a verdade. * No desespero que eu leve a esperança. * Onde há tristeza que eu leve a alegria. * Onde há trevas que eu leve a luz.
3. Mestre, fazei que eu procure menos * ser consolado do que consolar, * ser compreendido do que compreender, * e ser amado do que amar.
4. Sim, pois é dando que se recebe, * é perdoando que se é perdoado * /:e é morrendo que se vive para a vida eterna.:/

651
Senhor, meu Deus, quando eu maravilhado * fico a pensar nas obras de tuas mãos, * no céu azul, de estrelas pontilhado, * o teu poder mostrando a criação.
/:Então minha alma canta a ti, Senhor: * quão grande és tu, * quão grande és tu!:/
Quando a vagar nas matas e florestas * o passaredo alegre ouço a cantar; * olhando os montes, vales e campinas, * em tudo vejo o teu poder sem par. 
Quando eu medito em seu amor tão grande, * seu Filho dando ao mundo pra salvar, * na cruz vertendo o seu precioso sangue, * minha alma pode assim purificar.
Quando enfim, Jesus vier em glória * e ao lar celeste então me transportar, * te adorarei, prostrado e para sempre; * quão grande és tu, meu Deus, hei de cantar!

652
Tão perto de mim, * tão perto de mim, * que até o posso tocar, * Jesus está aqui.
Falarei sem medo ao seu ouvido, * contarei as coisas que há em mim * e que só a ele interessarão. * Ele é o mais bonito para mim.
Não busque a Cristo lá no alto * nem o busque na escuridão. * Mui perto de ti, em teu coração, * podes adorar a teu Senhor.
Olha a teu lado caminhando, * passeando entre a multidão. * Muitos cegos são, porque não o vêem, * cegos de cegueira espiritual.

653
Tenho esperado este momento, tenho esperado que viesses a mim. Tenho esperado que me fales, tenho esperado que estivesses assim.     Eu sei bem o que tens vivido, sei também que tens chorado.
Eu sei bem o que tens sofrido, pois permaneço ao teu lado.
Ninguém te ama como eu, ninguém te ama como eu. Olhe pra cruz Esta é a minha grande  prova, ninguém te ama como eu.
Ninguém te ama como eu, ninguém te ama como eu.  Olhe pra cruz, Foi por ti, porque eu te  amo. Ninguém te ama como eu.
Eu sei bem o que tens vivido, ainda que nunca me fales. Eu sei bem o que tens sentido, ainda que nunca me reveles.
Tenho andado ao teu lado, junto a ti permanecido. Eu te levo em meus braços, pois sou teu melhor amigo.


  <   <  ...voltar